Nascida em: 21-09-1973
Carla de la Cerda Gomes é licenciada em Biologia Marinha e Pescas, ramo Ecologia Marinha, pela Universidade do Algarve (1997), frequentou a parte curricular do mestrado de Estudos Avançados de Ecologia, na Universidade de Coimbra (1998) e frequentou a pós-graduação e mestrado de Filosofia para Crianças, na Universidade dos Açores (2019).
Como Educadora Marinha e Comunicadora de Ciência coordenou a área de Biologia Marinha no Centro de Ciência Viva do Algarve; os Núcleos de Sensibilização Ambiental de vários projetos no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e no seu primeiro triénio de vida, o Centro de Ciência do Observatório do Mar dos Açores. Foi sócia gerente da spin-off do Departamento de Oceanografia e Pescas Universidade dos Açores, Oceanoscópio – Agência de Inovação em Educação Marinha (2006-2014), atualmente a sua marca registada.
Como Formadora deu formação e palestras em diferentes níveis de ensino, desde do tecnológico ao universitário, focando principalmente assuntos relacionados com a Educação, a Comunicação e a Conservação Marinha. Durante 3 anos consecutivos foi responsável pelos módulos de: “Biologia Marinha” no Curso de Recursos Marinhos e de Oceanografia Pesqueira da Escola Profissional da Horta; “Técnicas de Comunicação Ambiental” no Curso de Especialização Tecnológica em Operador Marítimo-turístico do Departamento de Oceanografia da Universidade dos Açores e de “Educação Marinha” integrado na disciplina “O Mar dos Açores” da Universidade Sénior da Ilha do Faial. Com parceiros nacionais, europeus e internacionais deu também formação especializada para professores, para pescadores, para facilitadores e para os media. Foi autora e co-autora de variados materiais pedagógicos, desde manuais, folhetos, folhas informativas, documentários, spots televisivos, exposições, kits, stands e outros. Supervisionou estágios de ocupação e ou inserção profissional em programas regionais, nacionais e europeus.
Como Facilitadora esteve envolvida na elaboração de Propostas de Planos de Gestão Integrada para as Áreas Marinhas Protegidas no Arquipélago dos Açores. Foi responsável pelo processo participativo da Campanha Natura 2000 (ZECs e SICs marinhos) e promoveu formação especializada nesta área nos Açores, através do desenvolvimento de parcerias nacionais.
Nas duas últimas décadas esteve ativamente envolvida em diversos projetos regionais, nacionais e europeus, abordando várias temáticas, como sejam: desenvolvimento de práticas para a comunicação das ciências marinhas; conservação da biodiversidade marinha; criação de áreas marinhas protegidas; participação pública; consumo sustentável e eco-turismo.
Em 2001 coordena a primeira Campanha Limpa (a) Fundo nos Açores, alertando para a problemática do lixo marinho; em 2003 propõe à Direção Regional do Ambiente, através do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, a continuidade da Campanha SOS Cagarro. Em 2006 é diretora criativa do Centro Virtual de Interpretação Marinha dos Açores e promove, pela primeira vez, no arquipélago a utilização do termo e do conceito de Educação Marinha. Em 2007 enfatiza a necessidade do trabalho em rede e do voluntariado marinho, sendo consultora da Rede Experimental de Educação Marinha dos Açores. Em 2009, no Seminário “Como tornar mais eficientes a comunicação do Mar?”, promovido pela Sociedade de Geografia de Lisboa, refere a necessidade de apostar na Literacia do Oceano. Em 2012 chama atenção para a necessidade de uma troca de experiências entre pares e de formação na área da comunicação marinha e coordena o seminário de âmbito nacional “Comunicar o Oceano nas Mãos da Ciência” no Centro de Ciência do Observatório do Mar dos Açores. Em 2013 promove a comunicação das ciências marinhas de forma inclusiva e cria o Programa Ciência ao Longo da Vida. Em 2014, volta a alertar para a importância da troca de experiências entre pares e para a necessidade de aproximar os diferentes atores, intervenientes na Educação Marinha e na Comunicação das Ciências e faz parte da comissão científica das XXI Jornadas Pedagógicas da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, que se realizam pela primeira vez na cidade da Horta, sob a Temática “Dos Rios aos Oceanos – Alianças Educativas”.
É sócia fundadora do Observatório do Mar dos Açores e do Jornal de Imprensa Regional “O Tribuna das Ilhas” e integrou os órgãos da Direcção da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (2014-2019).
Participou em mais de 40 congressos, simpósios, workshops e encontros científicos na área da educação ambiental e comunicação das ciências (genérica e marinha), onde apresentou diversas comunicações orais e escritas. Realizou oficinas e sessões em escolas e instituições que promovem o ensino experimental das ciências; publicou artigos de divulgação científica, 2 capítulos em livros e tem cerca de mais de 20 contribuições em relatórios de actividade e científicos.
Paralelamente tem vindo a estudar a área do desenvolvimento infantil e tirou vários cursos em Portugal, no Brasil e na Inglaterra especializados em adaptação ao meio aquático para bebés, filosofia para crianças, yoga para bebés e crianças (Escola Babyoga Portugal e Rainbow Kids Yoga), relaxamento e massagem infantil, yoga do riso, escrita criativa, teatro e expressão corporal. Estuda o método ChiBall® e é Life Coach, certificada pela International Coaching Community. Actualmente desenvolve o seu próprio movimento – Oceans-on®.