Em 2006, após a gestação de 9 anos de um percurso profissional que me levou a ter experiências fantásticas como comunicadora das ciências do mar e como educadora marinha, fiz duas descobertas: a primeira, foi que ainda não tinha resposta para a questão “O que move o outro a agir, a transformar o nosso planeta num planeta melhor, a cuidar do Oceano?”; a segunda, foi que o único público com quem ainda não tinha trabalhado eram os bebés.
Para isso, precisava de “pensar fora da caixa” e de certa forma estar em liberdade para criar. Foi quando criei o Oceanoscópio, hoje o meu estúdio.
E na realidade foi com os bebés que descobri novas conexões que ainda não tinha feito.
Agora com mais 7 anos de prática e estudo e com o amadurecer da minha própria idade, encontrei o momento e a forma certa para partilhar o que aprendi. Foi com os bebés que comecei a construir o método Oceans-On® e que todo o meu trabalho começou a fazer sentido.
O Toque, o Primeiro Sentido da Vida
A primeira massagem dos bébes é no útero da mãe e em meio líquido…
Após 8 anos como instrutora de massagem para bebés e crianças, certificada pela Associação Internacional de Massagem Infantil, descobri novas ligações com o outro e novas formas de integrar o outro na construção do método Oceans-On®.
A Respiração, o Princípio Básico da Vida
O meu pai, quando se despedia de mim e em tom de brincadeira dizia-me – Não te esqueças de respirar. Houve um dia em que me esqueci. E só quando voltei a reencontrar o ritmo da minha respiração é que compreendi o valor das palavras sábias do meu pai. Observem um bebé a respirar.
É uma respiração que o liga às suas necessidades básicas e puramente à vida. É uma respiração de um verdadeiro yogui que expressa em si a palavra união.
Após 6 anos de prática como professora da Escola Babyoga® e Funyoga® Portugal e de ter estudado em Inglaterra o método de relaxamento infantil Relax Kids®, tive a oportunidade de redescobrir o desenvolvimento integrado do bébe e da criança.
Após 2 anos como professora de Natação para Bebés, certificada pela Cefad e mais 3 anos de estudo independente sobre vários aspectos associados à natação para bébes, estavam lançadas novas bases para continuar a construção do movimento Oceans-On®.
No Oceano
Como bióloga marinha, e pelo facto de ter nascido no meio do Oceano Atântico, tenho tido a oportunidade de contactar com alguns animais marinhos extraordinários, como os cagarros, as tartarugas marinhas e desde há 5 Verões com os cetáceos.
Deste contacto e da minha paixão por etologia nasceram observações, histórias, canções feitas no mar que se juntaram à construção do método Oceans-On®.
Encontros Felizes
Primeiro a Ana, depois o Rui e depois a Paola (uma pintora e dois designers gráficos). Em 2012, surge o primeiro encontro com as três pessoas que ao longo do tempo se foram juntando a este projecto de vida. Três pessoas que se reuniram, sem nada em troca, para que em 60 minutos me ajudassem a definir a linguagem gráfica do projecto. Uma reunião marcada também para garantir que cada contributo no passado, fosse respeitado no futuro.
Foram eles também que por serem as pessoas que são me mostraram a forma como quero que outros se juntem ao Oceans-On®. Quero que a própria construção deste projecto de vida ajude e toque também noutros projectos de vida. Quando somos mais, cada talento expressa-se de uma forma única e novas oportunidades surgem. Somos todos jovens que não se entregaram ao desânimo e com projectos próprios. Talvez aqui a minha idade me traia um pouco, mas no fundo foi assim como tudo começou. Tenho plena consciência que não foi o dinheiro que deu vida a este projecto, foi antes o empreendorismo social que lhe deu a vida. Mas acredito que ele crescerá e vingará, em qualquer tipo de empreendorismo, sem perder os princípios que lhe deram origem.
Obrigada ao três por serem quem são.
Novos encontros estão já acontecer e outros ainda estarão por vir.
O planeta Oceans-On® está em movimento!